A.G.D.A.M. “Associação Gambarukan Dojo De Artes Marciais”
Filiada à:
F.K.E.S.P. “Federação de Karate do Estado de São Paulo”
C.E.E.B.K. “Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karate”
W.U.K.O. "World Union of Karate-do Organizations"
QUEM SOMOS ?
SHOTOKAN KARATE JUTSU

O CLUBE DE KARATE da Associação Gambarukan Dojo De Artes Marciais foi idealizada pelo Sensei Djair Alves e fundado em 2003. Tem como meta, através do Karate Shotokan, desenvolver no praticante a capacidade de defender-se de maneira rápida e eficaz em qualquer situação de perigo que envolva agressão física independente de quando ou onde possa ocorrer ou que forma possa tomar, defesa pessoal e segurança objetiva nos dias atuais. Nosso Karate remete às origens desta arte marcial antes da sua massificação. A metodologia de ensino da Associação Gambarukan Dojo também procura esclarecer maneiras de como evitar o perigo e as circunstâncias que criam uma situação potencial de violência.

O KARATE
É uma das artes marciais mais praticadas no mundo. Teve sua origem a centenas de anos atrás em Okinawa, ilha situada no extremo sul do Japão. A palavra Karate significa "mãos vazias", pois um “Karatéca” (praticante de Karate) não utiliza nenhum tipo de objetos ou armas durante os treinos (por isso "mãos vazias"), apenas suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés e cérebro. É uma arte marcial altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. É a síntese de muitos sistemas de combate diferentes. A localização geográfica única de Okinawa, próxima a várias nações com tradição guerreira milenar e as proibições ao uso e posse de armas na ilha em épocas diferentes, tornaram o local ideal para o desenvolvimento de um sistema altamente eficaz de combate com as mãos vazias por serem elas a única forma de defesa do povo. Ao longo de muitos séculos os habitantes de Okinawa tiveram a oportunidade de conhecer e estudar uma grande quantidade de diferentes métodos de combate e, portanto, tomar as técnicas mais eficazes e conceitos de cada povo vizinho para formar um sistema único e extremamente eficiente.
Através do Karate desenvolvemos a capacidade de defesa pessoal enquanto praticamos uma forma ideal de exercício físico. Aumenta a força, velocidade, coordenação motora, resistência física, elasticidade e rapidez de "reflexos" (velocidade de reação). O Karate é muito indicado para efeitos de valor terapêutico, pois proporciona saúde física, mental e emocional.



SENSEI DJAIR ALVES
Começou a praticar Judo em 1972 aos oito anos de idade até que, dois anos depois, ao assistir a uma aula de Karate decidiu que era essa a arte marcial ideal que gostaria de praticar. Iniciou então seus treinamentos em Karate no ano de 1974 com o Sensei Aldo Borges dos Campos, na Associação Falcões do Karate, no bairro do Tatuapé em São Paulo. Aperfeiçoando-se cada vez mais de lá para cá não parou, sempre muito focado na defesa pessoal por achar ser essa a parte mais interessante das artes marciais.
Nos anos 70, por serem raras as competições organizadas por federações, a Associação Falcões do Karate valorizava muito os desafios entre academias e modalidades diferentes, o que era bastante comum naquela época. Foi então que o aluno Djair Alves participou durante vários anos desses tipos de luta, verdadeiros “vale tudo”, sempre destacando-se. Atingiu o nível de faixa preta em 1980 e passou a treinar também com outros mestres para aperfeiçoar-se cada vez mais. Dentre eles, os principais são: Sensei Paulo Isamu Iamaguchi (Assoc. Shokukan), Antonio Gomes (Assoc. Sankukai) e Takashi Shigeeda (Assoc. Zembukai).
Também se interessou pelo estilo Wing Chun de Kung Fu, o qual passou a treinar no final dos anos 80 na "União Nacional de Kung Fu (UniKung Fu)" com o Mestre Marco Natali e posteriormente com outros mestres do estilo..
Aprendeu Aikido treinando durante vários anos com o Sensei Paulo Cremona.
Especializou-se em Kobudo (armas tradicionais do Japão antigo) com o Sensei Flávio Pimenta.
Sempre procurou aprender e treinar as técnicas mais eficientes de defesa pessoal usadas por outras artes marciais para assim poder ampliar as possibilidades de improvisação em situações de combate, além de poder conhecer os estilos usados por possíveis adversários.
Desenvolve e aplica cursos na área de segurança para empresas do gênero.
Visando enfrentar a violência urbana, criou um método de defesa pessoal para mulheres que mistura diversas técnicas simples e eficazes que não necessitam do uso de força física excessiva e são adaptadas à realidade feminina e aos dias atuais.
Conquistou dezenas de medalhas e títulos em campeonatos de Karate e Kung Fu, os principais são: Bi Campeão Paulista, Bi Campeão Brasileiro e Vice-Campeão Mundial pela CBKI - "Confederação Brasileira de Karate Interestilos".
Entre os anos 2000 e 2006, foi ao lado do Sensei Antonio Gomes professor de Karate da A.D.P.M. (Assoc. Desportiva da Polícia Militar), aplicou cursos de defesa pessoal e fez demonstrações no 2º Choque da Polícia Militar;
Atualmente é presidente da “Associação Gambarukan Dojo de Artes Marciais”;
Diretor e Árbitro Oficial da “U.S.K.F. – União dos Sistemas Kuoshu – Fatshan / A.F.K. – Associação Fatshan de Kuoshu – Kung Fu Tradicional”; Árbitro Oficial da “FKESP – Federação de Karate do Estado de São Paulo”;
Desde 2008 é Professor de Karate e Educação Física do "Clube Escola Serra Morena".